Mulheres empreendedoras – Lisandra Pita (Angola)

Mulheres empreendedoras – Lisandra Pita (Angola)

Lisandra Pita descobriu o amor pela culinária aos 26 anos. Tornou-se independente financeiramente e apostou na comida saudável.

Lisandra Pita é uma angolana de 29 anos de idade.

Autodidata descobriu o seu amor pela culinária muito cedo. Aos 26 anos sentiu a necessidade de arranjar uma fonte de subsistência. Devido à pouca oferta no mercado de trabalho e porque ama ideias inovadoras decidiu abrir uma empresa e apostar na comida saudável. À primeira não resultou e só teve a empresa aberta 6 meses. Mas a sua teimosia e persistência
levaram-na a reabrir o negócio, um ano depois, com muito mais força e determinação. Com outra visão do mercado, Lisandra Pita foi conquistando o mercado angolano na área de alimentação, mais propriamente na parte da comida saudável. Participou em vários projetos como a Feira do Empreendedorismo Feminino e marcou presença em canais televisivos mostrando que é possível fazer uma alimentação saudável com comida saborosa.

Aposta na comida saudável

Foi a preparar jantares, cocktails e brunches intimistas para os clientes que despertou consciências e gosto por esta área. A sua perceção de que cada vez mais as
pessoas estão interessadas em iniciar uma alimentação saudável na sua dieta normal fez com que apostasse forte no ra
mo.

No final de 2018 surgiu a ideia de criar um projeto novo em parceria com a empresa DVN (DIGITAL VEST NETWORK) denominado BRUNCH OUT LUANDA.
Trata-se do primeiro brunch de comidas saudáveis.
Onde num ambiente descontraído a ideia é reunir famílias que possam desfrutar de um brunch saboroso.
Este é um projeto ainda embrionário mas que tem suscitado curiosidade de muitas pessoas que acompanham o seu trabalho desde o início.

A batalha segue dura

Lisandra Pita estabeleceu planos, a médio-longo prazo para a sua vida profissional. São vários os projetos que ainda quer concretizar.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "Lgpkcve 9.000 9.000 SEGUIDORES Obrigada!!"Um deles é fazer uma pequena formação na área de cozinha e também abrir um estúdio onde pode desenvolver workshops e pequenos cursos de culinária, não só para ensinar as pessoas a cozinhar, como também para ensinar os futuros alunos a optar de uma alimentação saudável no seu quotidiano.
Entre muitas ambições, Lis
andra afirma ter uma que não lhe cabe no peito:

“Quero conquistar o país e quiçá o Mundo com aquilo que realmente sei fazer, que é demonstrar o amor com a confeção dos meus saborosos pratos”.

Lisandra insiste, persiste e não desiste!

Começou como um passatempo e hoje é um sonho tornado realidade. As redes sociais e a divulgação do seu trabalho por estas vias, têm sido ferramentas imprescindíveis para chegar ao maior número de pessoas possível e  já ultrapassa os nove mil seguidores.

Hoje abraça um novo desafio depois de ter sido contratada como chef da cozinha do Luanda Beach Club. De mangas arregaçadas Lisandra Pita está a pisar o terreno que preparou na ultima década da sua vida, além de ser mãe e esposa.

 

Receitas


SALMÃO TERIYAKI COM LEGUMES PAPILOTE
Ingredientes (para três pessoas)


3 Postas de salmão
1 Cenoura (em rodelas)
1 Abobrinha pequena (em rodelas)
Florestes de brocolis (a gosto)
82 ml de molho Shoyu
1 Colher (sopa) de óleo de coco
1 Colher e ½ (sopa) de vinagre
5 Colheres (sopa) de água
4 Colheres (sopa) de mel
1cm de gengibre (s/ casca)
2 Dentes de alho
Sal
Pimenta do reino
Cebolinha
Gergelim branco
Azeite (a gosto)

PREPARAÇÃO
Comece por preparar o molho. Ponha em uma panela 80ml de molho Shoyu, 1 colher (sopa) de óleo de coco, 1 colher e ½ (sopa) de vinagre, 5 colheres (sopa) de água, 4 colheres (sopa) de mel, 1 pedaço de gengibre e 2 dentes de alho.
Misture bem e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos após levantar fervura.
Em um pedaço de papel alumínio, regue com um fio de azeite e acomode a abobrinha em rodelas, cenoura em rodelas e o brócolis, tempere com azeite, sal e pimenta do reino.
Acomode a posta de salmão, regue com 2 colheres (sopa) do molho e embrulhe.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos.
Sirva com mais molho, gergelim e cebolinha.

Fotografia meramente ilustrativa

FRANGO CREMOSO NO FORNO COM BATATA-DOCE E ALHO FRANCÊS
Ingredientes: (para 3 pessoas)
400g de carne de frango cozinhada e desfiada (usei
sobras de frango assado)
2 Batatas doce roxa
1 Batata-doce laranja grande
Azeite q.b.
2 Alhos franceses pequenos
1folha de louro
Sal e pimenta q.b.
200ml de natas (quaisquer natas da sua preferência

PREPARAÇÃO
Descasque as batatas e corte-as em palitos finos. Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe os palitos de batatas numa camada só. Tempere com
um pouco de sal e regue com um pouco de azeite envolvendo bem.
(Gosto de usar azeite em spray). Leve as batatas ao forno previamente aquecido a 200ºC e com ventilação, cerca de 15 minutos ou até as batatas estarem cozinhadas. Entretanto corte os alhos franceses em rodelas finas. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e a folha de louro e acrescente os alhos franceses. Quando ficarem macios acrescente o frango desfiado e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Envolva bem.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas junte-as à mistura de frango e envolva tudo. Coloque depois a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e regue com as natas.
(Nota: se preferir pode juntar molho bechamel em vez das natas).
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC apenas para que gratine.                                   
Sirva com uma salada ou brócolos cozidos.

             

Fotografias meramente ilustrativas  

Textos de Rita Simões

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *