É preciso regressar sempre

É preciso regressar, sempre!

É preciso regressar sempre. Juntos somos mais fortes, ajudando quem mais precisa e que, neste momento, passa por uma situação difícil.

Cumprimos um ano de confinamento, provocado pela Pandemia da Covid -19.

Nunca imaginamos passar por algo semelhante nas nossas vidas.

Mas o certo é que estamos aqui, num mundo virado do avesso, de cara escondida atrás de uma máscara, de frasco de desinfetante nas mãos e cheios de receios e incertezas quanto ao presente e ao futuro das nossas vidas.

Que o medo não nos condicione

Não por falta de temas interessantes, mas por falta de disponibilidade, há algum tempo que não escrevia, nem partilhava tantos momentos interessantes que (apesar de tudo) têm acontecido nas nossas vidas. Não podemos deixar que o medo nos condicione mais.

Desde a última vez que vos escrevi, muitos partiram e outros tantos nasceram. No nosso grupo de amigos temos 3 bebés Covid (que nasceram a olhar para os pais e para os outros, de máscara na cara). Alguns deles, ainda nem conhecemos.

Por isso mesmo, passamos um ano sem poder comemorar os nossos aniversários… e relembramos que a última vez que o fizemos foi no dia 21 de fevereiro de 2020… no meu 41º aniversário.

Já dei mais uma volta ao sol, sem os meus amigos, sem uma mesa cheia de gente, sem música ou mesmo barulho de fundo.

Não percamos a esperança

Mas, mesmo assim, mantemo-nos firmes, numa luta que parece incessante perante um inimigo que não se vê e que não pretende deixar-nos tão rapidamente como gostaríamos, há largos meses atrás.

Do primeiro ao segundo e do segundo ao terceiro confinamento, as motivações foram descaindo, as esperanças de que “vai ficar tudo bem” vão-se desvanecendo conforme o tempo passa.

No entanto, não podemos baixar os braços, deitar a toalha ao chão nem sequer desistir de lutar, de acreditar, de ter esperança. Por nós, pelos nossos, e por todos, principalmente por todos aqueles que arriscam a vida, todos os dias, para nos garantir que a “máquina” não pára.

Há dias, dizia a um colega (precisamos estar unidos) e ele respondeu «eu não tenho que me unir com ninguém», tenho de fazer por mim e cuidar-me. E, pensei… como ele está errado. Como ele está a demonstrar o egoísmo do Ser Humano. O seu umbigo não lhe permite olhar mais além. Agir como um todo, como uma equipa, remar para o mesmo lado e levar o barco a bom porto.

E, isso, representa que cada um faça o seu papel, use a sua máscara, desinfete as suas mãos, respeite os distanciamentos exigidos, as regras impostas. Porque, se cada um fizer a sua parte, estaremos todos a agir como um todo, como uma equipa, remar para o mesmo lado e levar o barco a bom porto.

É mais simples do que parece

E, todos, teríamos a possibilidade de viver mais, aproveitar mais, estar mais com os nossos, conhecer os nossos bebés Covid, comemorar os nossos aniversários, ouvir música, dançar e viver em Liberdade.

A Liberdade que este mês se comemora, em Portugal (25 de abril).

Ontem, voltei a uma esplanada. No meu lugar preferido, da cidade onde moro.

Partilhei momentos de alegria e matei as saudades de apanhar ar, sentada. Contudo, confesso que, algo relutante e atenta ao cumprimento das regras. Correu tudo bem.

E, depois de mais uma semana de trabalho e aulas, senti vontade de aqui regressar. Regressar, sempre. Especialmente aos locais onde já fomos felizes, com as pessoas certas. Sem elas, nada seremos. Sozinhos, seremos apenas mais um.

Olhem à vossa volta

E, se em alguma altura da nossa vida percebemos que sozinhos não somos nada, este tem sido o momento em que devemos ter o discernimento para compreender que juntos somos mais fortes, ajudando quem mais precisa e que, neste momento, passa por uma situação muito difícil, com falta de trabalho, falta de dinheiro, falta de uma refeição quente à mesa, um pão ou um copo de leite.

Olhem à vossa volta, não desistam nem deixem que os outros desistam.

Assim sendo, é preciso regressar sempre. Juntos somos mais fortes, ajudando quem mais precisa e que, neste momento, passa por uma situação difícil.

E mesmo que seja atrás de uma máscara, sorriam. Porque o sorriso ajuda a melhorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *