Onde a educação é um privilégio e a escola é um sonho

Onde a educação é um privilégio e a escola é um sonho!

Moçambique: A educação é um privilégio e a escola um sonho. Milhares de meninos e meninas estudam debaixo das árvores e rodam conforme o sol.

Esta é uma excelente reportagem feita pela BBC Brasil, em Moçambique. Pouco há acrescentar a este magnífico trabalho, que a nós nos compete partilhar e difundir pelo maior número de pessoas possível.

Em Moçambique, as salas de aulas de 400 mil crianças são as árvores. E o único recurso de professores e professoras, que fazem milagres todos os dias, é a sombra destas, exceto naqueles em que a chuva teima em cancelar as aulas.

Muitas destas escolas estão a poucos quilómetros do centro da capital Maputo. Segundo a BBC Brasil apurou nesta reportagem, em todo o país existem mais de 7,8 mil turmas (dados de 2016) que têm como sala de aula, a sombra de uma árvore. E como banco, uma capolana (pano tradicional) para não estar em contato direito com a terra. As turmas são compostas por uma média de 60 alunos cada, a maioria, no ensino primário, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

Debaixo da árvore ou dentro do autocarro

Muitos dos meninos que vemos nas fotos, e não só, além de estudarem debaixo das árvores, figura sobre a qual vão rodando conforme a sombra, para evitar o poder do sol africano, vão poder utilizar autocarros como sala de aula.

O projeto pioneiro vai ser a Escola Primária Samora Machel, que juntamente com o Ministério dos Transportes de Moçambique, equipou 10 veículos (machimbombos) devolutos, agora reformados e preparados para receber turmas de 40 alunos nas já apelidadas de salas-machimbombo.

Esta reportagem é uma verdadeira fonte de inspiração naqueles que superam os mais complicados desafios para poder aprender, onde a educação é um privilégio e a escola é um sonho!

@MulherLusofona

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *