Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro

No dia Mundial do Livro que, como outros, devida ser todos os dias, escolhi, para vos recomendar, um romance, uma biografia, uma história portuguesa, com certeza!


Almoço de Domingo, José Luís Peixoto

“Na véspera de cumprir noventa anos, um homem recorda o longo caminho da sua vida – este é o cenário de Almoço de Domingoo novo livro de José Luís Peixoto, um romance biográfico que reconstrói parte da história portuguesa, olhada a partir de uma geografia própria e de uma família. 

Tendo como cenário o Alentejo da raia, este é um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo”.

E, retrata ela a vida de Rui Nabeiro, o empresário de Campo Maior que deixou o meio empresarial e a sociedade mais pobre, com a sua partida.

Neste Dia Mundial do Livro, ofereça-se uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021. Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família. Com este novo romance de José Luís Peixoto acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso que o leitor há de identificar em paralelo com história do país durante esses anos. No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *