Mulheres que falam de Jorge Sampaio

Mulheres que falam de Jorge Sampaio

Morreu Jorge Sampaio. Antigo Presidente da República morreu hoje. Tinha 81 anos. Estava internado desde dia 27 de agosto no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, com dificuldades respiratórias. Uma das principais marcas que deixa é a sua luta pelo apoio às mulheres refugiadas e não só, a luta pelos seus direitos e igualdades.

Longe dos discursos bem intencionados mas vazios e inconsequentes, Jorge Sampaio lançou, em 2013, a Plataforma Global para os Estudantes Sírios, um programa de bolsas de estudo para responder à emergência na Síria que deixou milhares de jovens sem acesso à educação. Uma iniciativa que se alargou, depois, ao Mecanismo de Resposta Rápida para o Ensino Superior nas Emergências e se estendeu a programa de bolsas para estudantes libaneses e para jovens afegãs. Com resultados concretos, que mudam vidas para melhor.

Ainda há poucas semanas escreveu que não se pode responder às crises humanitárias “ao sabor de modas e ignorá-las por razões de cansaço, enfado ou indiferença… A solidariedade não é facultativa, mas um dever que resulta do artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos – ‘Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade'”.
Desde a defesa dos presos políticos na Ditadura, passando pela coligação de esquerda em Lisboa até ao apoio aos refugiados nos nossos dias, soube estar em lutas que importam. É raro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *