Doar brinquedos a crianças que os podem usar

Se não precisa, dê!

Doar brinquedos a crianças que os podem usar.

Se não sabe o que fazer aos brinquedos que os seus filhos já não usam, porque ganharam outros, ou porque já se consideram crescidos para se divertir com eles, pode doá-los.
Parte-me o coração ver, tantas vezes, por aí, brinquedos, em muito bom estado, encostados aos contentores do lixo, ou nos depósitos de reciclagem. Basta uma noite de chuva ou a passagem dos camiões de recolha para que deixem der ser brinquedos, capazes de provocar tantos sorrisos e passem a ser apenas lixo.
Doar brinquedos que já não têm utilidade é um gesto que está ao alcance de todos.

Envolva os seus filhos nesta missão

Aos poucos, os seus filhos vão crescendo e perdendo o hábito de brincar com certos brinquedos. Vão arrumando nas gavetas. Das gavetas passam para as caixas de plástico e, mais dia, menos dia, passam para a garagem, sótão ou arrecadação.

Enquanto isso, vão ganhando pó e perdendo a utilidade na sua casa.

Mas já pensou como aqueles brinquedos, um dia, fizeram os seus filhos felizes? A companhia que já lhe fizeram? E o quanto custaram?

Pense também que esses mesmos brinquedos podem passar de família em família, de geração em geração, arrancando sorrisos e gargalhadas, aqui e ali, no rosto de outras crianças. Especialmente aquelas cujos pais não têm possibilidade de os comprar ou, cujas instituições onde vivem, sem famílias biológicas, também não conseguem fazer face a todas essas despesas.

Por isso, contam com a solidariedade alheia. É aqui que todos nós podemos entrar. Existem várias instituições que recebem brinquedos em bom estado. Estaremos a abrir espaço nas nossas casas e no coração de tantas crianças.

Os seus filhos podem ajudar. Ensine-os a ser solidários e envolva-os na missão de doar a outras crianças, os brinquedos com que já não brincam.

Instituições para doar brinquedos novos ou usados

Doar brinquedos a crianças que os podem usar é um ato de generosidade. Mas não só de brinquedos usados vivem as crianças institucionalizadas. Também é possível entregar brinquedos novos. E nesta época de Natal, vêm mesmo a calhar.

Se tiver entregas para fazer, saiba onde as pode deixar:

Ajuda de Mãe

A ajuda de Mãe é uma IPSS fundada em 1991 de apoio à grávida, que recebe temporariamente, mães e futuras mães. Esta instituição aceita peluches lavados, jogos completos ou separados, bonecas limpas e completas, brinquedos sem as pilhas gastas, puzzles de madeira ou construções com as respetivas instruções. Todos estes brinquedos devem ser entregues em sacos ou películas transparentes. Os brinquedos são distribuídos pelas mães e colocados nos respetivos enxovais.

Centro de Recursos para a Inclusão Digital – Instituto Politécnico de Leiria

O CRID-IPL é responsável pela campanha Mil Brinquedos Mil sorrisos, desde 2008. A campanha recolhe apenas brinquedos com um sistema eletrónico simples. Estes objetos serão depois transformados, pelos estudantes e professores voluntários da Escola Superior de Tecnologia e Gestão daquela instituição, e enviados para crianças com necessidades especiais.

Banco de bens doados

O Banco de bens doados está integrado na IPSS Entreajuda, cujo objetivo é distribuir bens doados por empresas e particulares a instituições que apoiam famílias carenciadas.

O Banco de Bens Doados recebe produtos não alimentares com utilidade social, novos ou em bom estado, para os entregar a instituições de solidariedade que acompanha na sua atividade e, através destas, a pessoas com necessidades comprovadas.

Acreditar Funchal

A Acreditar ajuda crianças, jovens, pais e amigos que enfrentam o cancro infantil. Esta IPSS acompanha todos os momentos da doença, nas suas instalações, nos hospitais ou ao domicílio, nos planos emocional, logístico ou social. A delegação da Acreditar no Funchal recebe brinquedos novos para crianças e adolescentes dos seis aos 18 anos. Os brinquedos deverão ser doados, de preferência, por residentes na Ilha da Madeira, devido aos custos de transporte.

Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa aceita donativos de brinquedos novos que depois distribui pelas crianças que estão envolvidas no seu projeto social.

APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) recebe brinquedos, desde que estejam em boas condições.

IPO Porto

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto permite a doação de brinquedos, mas devido às condições e doença oncológica, apresentam um sistema imunitário diminuído, o que as torna um alvo para o desenvolvimento de outras doenças. Por isso, todos os brinquedos doados terão de ser obrigatoriamente novos.

 

Solidariedade também traz benefícios fiscais

Sabia que sempre que fizer uma doação a uma instituição de solidariedade social pode beneficiar no momento de apresentação das suas despesas fiscais?

O valor doado é retribuído no ato do reembolso do IRS.

Os donativos em espécie atribuídos a várias instituições, incluindo as IPSS, são considerados custos ou perdas do exercício para efeitos da determinação do lucro tributável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *