Quarentena – Ideias para ficar em casa, em família

Adivinham-se novamente tempos difíceis com o aumento dos casos de Covid-19, um pouco por todo o mundo. Teremos novos tempos que recolhimento. O teletrabalho voltou. O estado de emergência também. É preciso ficar em casa, novamente. Estão a chegar as férias escolares.

A cada dia que passa temos que nos reinventar para suportar melhor toda esta situação. Aquilo que parece simples e fácil de concretizar, para algumas pessoas, não é para outras.

E, engane-se quem pensa que só as crianças precisam de entretenimento neste momento. Os adultos também. Brincar com os mais novos sim, mas há que ganhar espaço para os momentos dos crescidos. Porque também é preciso combater problemas como a ansiedade, o isolamento e o aborrecimento.

O relaxamento, o exercício físico, os hobbies, a realização de projetos são algumas das ideias que aqui deixamos para ocupar o tempo em que vai ter que ficar em casa.

O importante é perceber que é preciso ficar em casa. 

Ideias para ficar em casa

  1. Aproveitar o tempo
  2. Descansar
  3. Dormir
  4. Fazer exercício físico.
  5. Ter cuidado com a alimentação. O sedentarismo e a má alimentação estão associadas à ansiedade, à depressão e aos esgotamentos. Entre outros problemas de saúde igualmente graves.
  6. Fazer aulas de culinária. Ensine o pessoal em casa a fazer aquela receita especial. ou procurar sites dedicados à culinária, receitas, etc. Já existem imensas alternativas às receitas e aos produtos tradicionalmente utilizados na cozinha.
  7. Fazer um curso grátis, on-lineMaquilhagem ou costura, por exemplo.
  8. Escolher uma série para ver em família
  9. Jogue jogos de consola, jogos de tabuleiro, relembre brincadeiras da sua infância e passe essa herança para os mais novos.
  10. Arrumar os armários por dentro
  11. Ler. Há uma enorme diversidade de livros que pode escolher para ler, sozinho ou em família. E dispõe ainda de sítios na Internet onde pode ler livros de forma gratuita.
  12. Desenvolver um hobby – Já pensou no que sempre gostou de fazer e nunca fez? A hora é agora.

  13. Reformar e decorar aqueles móveis e objetos que foram arrumados na arrecadação, na garagem ou no sótão para um dia fazer qualquer coisa deles. Aproveite para o fazer agora.

Novos hábitos

  1. Criar novos hábitos. Escrever num bloco de notas o que gostava de fazer para criar uma rotina, pode ser um bom começo para experimentar novas tarefas em casa.
  2. Crie uma rotina de autocuidado e aproveito os produtos que tem em casa. Cuide de si. Use os produtos que estão a meio, poucas vezes utilizados e que vão enchendo os armários. Encha a banheira com uma bomba de espuma. Gaste os cremes, aplique os óleos. Maquilhe-se. O facto de estar em casa não quer dizer que não o possa e deva fazer.
  3. O que é que nunca fez por não ter tempo, ou por não saber como fazer?
  4. Melhore o seu Curriculum Vitae, acabe projetos, atualize as suas redes sociais
  5. Faça uma revisão do que tem a mais em casa e já não usa, roupa, calçado, brinquedos. Procure a quem possa interessar e distribua.
  6. Aproveite os espaços exteriores da sua casa. Jardim, varanda, logradouro e respire ar puro. 
  7. Faça exercícios respiratórios. Podem ajudar a controlar a ansiedade provocada pela situação de recolhimento obrigatório.
  8. Prepare jantares temáticos, em família, com pompa e circunstância. Todos os dias é dia de alguma coisa. O tema está lançado.
  9. Longe vão os tempos em que escrever um diário fazia parte do imaginário e, não só, de muitos jovens, especialmente do género feminino. Mas, escrever, partilhar ideias e histórias, pode ser para todos. Para os mais novos, sugiro algo do género o Blog do Minhoca, um blog que criei para escrever com o meu filho e partilhar com outros pais ideias, brincadeiras, afirmações próprias da idade. Para as mães sugiro, por exemplo http://www.profissaomae.com/, para os pais https://omelhorpaidomundo.pt/ . Mas na Internet há uma infinidade de possibilidades, em todas as áreas que podem ser exploradas.
  10. https://www.ted.com/é um site de discursos, palestras, reuniões sobre vários temas. Tem canal próprio para se assistir de forma gratuita.
  11. Viaje sem sair de casa. Quem sabe não descobre o próximo destino de férias?
  12. Faça hortas em vasos, ervas aromáticas, temperos frescos, chás, são ótimas terapias.

13. Desfrute mais dos seus animais de estimação.

14. Planifique 2021. Certamente, vai ficar muita coisa por fazer em 2020.

15. Divirta-se e divirta quem está consigo!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *