Outubro Rosa é o mês dedicado à consciencialização para o autoexame, como forma de deteção prematura do cancro/câncer de mama.
Criado nos Estados Unidos, durante os anos noventa, este movimento tem como objetivo principal estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A primeira coisa a fazer é o “toque pessoal”. Hoje, este gesto, tornou-se um hábito que cada vez mais mulheres.
Depois, a sensibilização para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama pode salvar muitas vidas. Especialmente, evitar que muitas mulheres se vejam obrigadas a amputar “pedaços de si”.
Assim, o 30 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, mas a prevenção, o cuidado e o autoexame devem ser feitos sempre.
Por fim, e em caso de dúvida ou desconfiança, o passo seguinte é procurar ajuda médica.
A onda rosa tem ganho cada vez mais dimensão.
Um pouco por todo o mundo, em especial o Lusófono, multiplicam-se os eventos de sensibilização (agora mais comedidos, devido à pandemia da Covid-19).
Em Angola, o outubro Rosa 2020 foi oficializado numa reunião de mulheres. A presente edição contou com a presença de alguns homens para lembrar que o cancro da mama não é uma doença exclusiva para o género feminino.
Em suma, prevenir é ganhar tempo!